≡ Menu

Projeto estimula aprendizagem interativa

Por Amanda Furlan.

Que os aparatos tecnológicos fazem parte do dia a dia das crianças é fato.  Mas isso não quer dizer que toda esta inovação só serve para brincar.
Pegando carona nas novas mídias, muitas escolas estão usando a tecnologia a favor do aprendizado. Um bom exemplo de iniciativa é o Minha Vida Mobile (MVMob), um projeto cultural e educativo criado em 2006 que incorpora o uso do celular ao processo pedagógico. Hoje, já são mais de 800 escolas participantes, reunindo mais de 5.000 membros entre educadores e estudantes.

Resultado de parcerias entre empresas privadas, o IDIE (Instituto para o Desenvolvimento e a Inovação Educativa) e a OIE (Organização dos Estudos Ibero-Americanos), o MVMob capacita estudantes e educadores para produção de conteúdos audiovisuais com novas mídias, estimulando a criatividade na escola e o intercâmbio cultural. O projeto contempla atividades diversas como oficinas de vídeo, áudio, fotografia, produção de notícias. E o melhor de tudo, não é preciso uma grande estrutura para fazer tudo acontecer: basta um celular na mão, uma ideia na cabeça e um cantinho na escola, que pode ser no pátio, no laboratório ou na própria sala de aula.

Todos os trabalhos são arquivados e disponibilizados no portal do projeto, que está aberto para publicação de novos conteúdos postados pelos membros. Usando uma plataforma atraente e interativa, o portal ainda hospeda concursos culturais, jogos lúdicos, notícias, sugestões de leitura, além de uma área para downloads incluindo guias, livros e dicas para orientar os trabalhos. Na área interativa, o participante pode conversar com membros e trocar informações.
Uma iniciativa bem interessante para mostrar que a tecnologia tem seu papel na educação e seu lugar nas escolas. É só usá-la com moderação e criatividade.

Para conhecer o projeto, acesse:

www.mvmob.com.br

Escrito por Natalie Wechsler - nwechsler@technolio.com

{ 0 comments… add one }

Leave a Comment